quinta-feira, 17 de setembro de 2009

"Depressão" pós-férias

Não houve Revista nem Jornal que não abordasse o tema do regresso ao trabalho após férias catologando de Depressão pós-férias.
Bem se vê que quem assim escreve nunca sentiu no seu corpo e no seu espírito os efeitos duma Depressão.
Chamem-lhe aborrecimento, contrariedade, preguiça, tristeza, apatia, mau humor... Nunca Depressão, em termos tão generalizados como se a maioria das pessoas tivesse contraido a doença com o regresso ao trabalho.
Acredito até que muitas tenham Depressão e com o fim das férias e a pressão do chefe, a falta de descanso, as correrias diárias, as contas para pagar etc. se sintam piores do que em férias. Tal como há outros que tem a doença Depressão e que com o regresso ao trabalho se movimentam mais, estão mais ocupados, convivem mais e por isso sentem melhoras!
Usar indiscriminadamente a palavra Depressão, generalizá-la para estados de alma passageiros ou desgostos ou contrariedades é contribuir para  a desvalorização da gravidade que esta doença pode assumir.
A Depressão é uma doença.
E como doença não é uma mera constipação mas uma gripe com complicações!   

4 comentários:

  1. Muito oportuno este teu "alerta". De facto por tudo e nada se aplica o termo e tristezas e desiluções e/ou frustrações não são depressão nem seu sinónimo.

    Bjbj
    Bom regresso ao trabalho

    ResponderEliminar
  2. Os meus cumprimentos pela abordagem desta matéria tão delicada e importante. Também pela coragem de a tratar e pela generosidade manifestada no empenhamento e energia necessários.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia.

    Penso que compreendi a sua ideia.
    Na minha opinião, este assunto acaba por ser como tantos outros, ou seja, uma mera questão de escala, tal como a temperatura. 10º C é quente? Sim comparativamente a -2º C. A agravar esta relatividade está a personalidade de cada um que teima sempre em achar que as suas maleitas são maiores que as dos outros.

    Todos nós devíamos preocupar mais com as causas, tentar solucioná-las, porque os efeitos, bem esses, se 100 gramas é um peso fácil de transportar, uma formiga não irá achar o mesmo. Suportar os efeitos depende da constituição e estrutura corporal de cada um. Englobando este corporal todos os corpos que formam o homem, físico, psíquico, mental e porque não espiritual.

    Fraternamente :.

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Estamos montando um cadastro de blogs relevantes segmentados por assunto.
    Caso tenha interesse em incluir o seu blog gratuitamente neste cadastro basta nos enviar uma mensagem para blogs@difundir.com.br informando o endereço do seu blog, e-mail de contato e assuntos que são abordados no seu blog.

    Abraço,
    Sergio
    blogs@difundir.com.br
    www.difundir.com.br

    ResponderEliminar

Deixe o seu conselho vivência exemplo lamento... Não está sózinho

Seguidores

Livros cuja leitura recomendo

  • Sexo e Amor, de Francesco Alberoni, Bertrand Editora
  • Recriar o Seu Ser, Neale Donald Walsch
  • O Profeta, Khalil Gibran
  • O Poder do Agora, Eckhart Tolle, Pergaminho
  • O Feminino Reencontrado, de Nathalie Durel, Ariana Editora
  • O Cavaleiro da Armadura Enferrujada, de Robert Fisher, Editorial Presença
  • O Caminho Menos Percorrido, de M. Scott PecK, colecção xix
  • As Vozes de Marraquexe, Elias Canetti

Depressão - quando como porquê...

A criação deste Blog advém de, ao longo de vários anos, ter percepcionado que em Portugal esta doença é quase tabu; envolvida pela vergonha de quem padece e pelo desconhecimento político da sua real dimensão e implicações, bem como das respostas existentes para o seu tratamento... Apenas pretendo abrir um espaço para a interrogação a denúncia a informação... Talvez dessa troca de ideias resulte benefício para alguém ( doente, familiar, amigo... ) como, por exemplo, a identificação do seu sofrimento, o início da compreensão e da aceitação da depressão como doença, um incentivo para a procura de mais conhecimentos, um incentivo para predir ajuda na sua cura ou na melhor qualidade de vida, ou o renovar da esperança perdida... Bem hajam! os que quiserem e não tiverem medo ou vergonhar de comentar: criticar, sugerir, informar, questionar, contar, interrogar-se, lamentar-se...