quinta-feira, 2 de março de 2023

Sobreviver ou curar a depressão

 Quando iniciei este blog, quando depois iniciei uma página no Facebook e mesmo antes apenas ambicionava um psiquiatra ou um psicólogo que me diagnosticasse correctamente e com um medicamento ou com uma terapia me ajudasse a sobreviver com menos sofrimento psiquico e físico e a conseguir, ao menos, ser uma boa mãe, esposa e profissional...

Nem isto encontrava por mais que procurasse psicólogo, mudasse de psiquiatra, experimentasse medicação, gastasse horas na FNAC do Porto e Coimbra e na Bertrand de Coimbra em leitura de livros de psicologia  psiquiatria, auto-ajuda, até ser expulsa pelo horário de encerramento... Não havia como hoje tanta informação disponível na Internet e o deflagar da minha Depressão foi muito anterior à era digital.

Nessa altura acreditava que algures haveria um técnico, psiquiatra ou psicologo, que se tudo lhe contasse conseguiria entender. Mas quem- o Dr. Amaral Dias em Lisboa que por uma consulta cobrava mais de 200 euros e mais as viagens e faltas ao trabalho não justificadas e quantas sessões seriam necessárias para falar de tudo e então poder começar um caminho curativo?! Não tinha esse dinheiro, nem autorização para faltar sem atestado de doença do médico de família e no meu trabalho, conhecidos e hierarquia seria lançado à luz do dia uma suspeita escura e dificil de descartar sobre a minha prestação profissional dificil ou mesmo impossível de arrancar- ela não está a regular bem da cabeça, como atribuir-lhe cargos de responsabilidade, ou valorizar o seu trabalho sem dúvida de premeio?!...

Assim era e foi que durante décadas e há custa de ser catologada como tendo uma Distimia com períodos de depressão grave, só já desejava encontrar uma forma de por de parte sectores da minha vida e conseguir ajuda para suportar o sofrimento e conseguir continuar a acompanhar os meus filhos se de mim precisassem e conseguir dar apoio aos meus pais um dia quando fosse necessário!

Vejo que durante décadas nem sequer admiti que a minha situação era curável, sentia desde sempre e sempre me sentia culpada perante os outros por me sentir assim.

Dizia que tinha tudo  pais, filhos, casa, marido, trabalho e também tinha uma depressão, sentia minha, fazendo parte de mim, pois nem me lembrava de ser de outra forma... A única coisa que sabia é que em certos momentos da minha vida em certas circunstâncias me sentia bem como se toda a depressão desaparecesse.

Recebi diagnósticos psiquiátricos de que a minha depressão era incurável, crónica e para sempre com altos e baixos.

Sempre me pareceu algo frio e matemático, estatistico até, mas não reconhecia a quem mo dizia a capacidade de fazer tal prognose pois nem usavam todo o que era conhecido ou testado a nível de substâncias e nunca se atentavam a cavar mais fundo do que lhes dizia e alguns até encolhiam os ombros, isso é cultural, isso já passou, mas até teve êxito... pois para o rasgo incandescente não tinham tempo.


Pois depois de tanto perder- casa, relacionamentos....-.hoje afirmo que não acredito mais que a minha Depressão seja incurável!

Sei onde começou, o que a provocou e condicionou, como os meus ideais e medos contribuiram para ela, como o sacrificio não faz sentido, como não me faz falta o amor de ninguém mas devo procurar o meu... Sei que tenho qualidades, mesmo que ninguém me ame sou merecedora e digna de amor, procurei por caminhos tortos sim quando não havia resposta dos que escolhera...

Ninguém deve ser obrigado a suportar uma relação com uma pessoa com depressão porque é muito difícil e ninguém tem preparação para isso, mas quem deseje aprender e ajudar fará toda a diferença na vida da outra pessoa...

No entanto a verdeira jornada tem que ser feita por quem está doente com a ajuda técnica, numa entrega total de mudança por mais que doa é o único caminho. E hoje já não quero apenas sobreviver. Falta pouco, para que queira reivindicar o que até aqui da vida não usufrui.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu conselho vivência exemplo lamento... Não está sózinho

Seguidores

Livros cuja leitura recomendo

  • Sexo e Amor, de Francesco Alberoni, Bertrand Editora
  • Recriar o Seu Ser, Neale Donald Walsch
  • O Profeta, Khalil Gibran
  • O Poder do Agora, Eckhart Tolle, Pergaminho
  • O Feminino Reencontrado, de Nathalie Durel, Ariana Editora
  • O Cavaleiro da Armadura Enferrujada, de Robert Fisher, Editorial Presença
  • O Caminho Menos Percorrido, de M. Scott PecK, colecção xix
  • As Vozes de Marraquexe, Elias Canetti

Depressão - quando como porquê...

A criação deste Blog advém de, ao longo de vários anos, ter percepcionado que em Portugal esta doença é quase tabu; envolvida pela vergonha de quem padece e pelo desconhecimento político da sua real dimensão e implicações, bem como das respostas existentes para o seu tratamento... Apenas pretendo abrir um espaço para a interrogação a denúncia a informação... Talvez dessa troca de ideias resulte benefício para alguém ( doente, familiar, amigo... ) como, por exemplo, a identificação do seu sofrimento, o início da compreensão e da aceitação da depressão como doença, um incentivo para a procura de mais conhecimentos, um incentivo para predir ajuda na sua cura ou na melhor qualidade de vida, ou o renovar da esperança perdida... Bem hajam! os que quiserem e não tiverem medo ou vergonhar de comentar: criticar, sugerir, informar, questionar, contar, interrogar-se, lamentar-se...